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Life Coaching: transformando vidas!

May 30, 2017

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O poder das perguntas para alcançar o sucesso

Fazer perguntas é a chave para se conhecer algo. Prova disso é a curiosidade da criança, na fase pré-escolar, quando está começando a conhecer o mundo. Ela se conecta com o mundo através das perguntas, aprendendo como deve se comportar e o que esperar de algumas situações. 

 

O poder da indagação é conhecido milenarmente. Já no século V a.c., Sócrates desenvolveu um método de investigação filosófica chamado maiêutica ( parto, em grego), cuja base teórica é a arte de fazer perguntas e com isso dar luz às ideias complexas. Através do diálogo feito por perguntas e respostas entre o mestre e o aluno, o método socrático buscava dar e devolver argumentos através de um discurso curto e preciso cujo objetivo era a procura da verdade, auxiliando o aluno na descoberta e redefinição de seus próprios valores e na busca de si mesmo. A maiêutica baseia-se na ideia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.

 

Baseado na lógica maiêutica, o coaching utiliza as perguntas para revelar os limites e as possibilidades do cliente para que ele possa atingir o que tanto deseja. Dos limites, estou falando das crenças limitantes que estão por trás dos comportamentos auto-sabotadores. São essas crenças, que por muitas vezes não são conscientes, que fazem com que o cliente se comportem de uma forma que os distanciam do sucesso almejado. Exemplos disso são o cliente recair na tentativa de emagrecer ou na luta contra o fumo e outras drogas.  Já as possibilidades, são as habilidades, qualidades e potencialidades que irão auxiliar o coachee no alcance de suas metas. Fazendo uma analogia, é como se o profissional ajudasse a organizar as peças de um quebra-cabeça para que o cliente veja a figura como um todo. Antes do coaching, o cliente costuma ter seu mindset (mapa mental) desorganizado e pouco eficiente. Através das perguntas cirúrgicas, aliadas a ferramentas poderosas,  o cliente passa a ter uma otimização das suas funções mentais que levam a atitudes eficientes e mais próximas do sucesso.

 

As perguntas, quando utilizadas de forma correta, permite a substituição de crenças limitantes em crenças fortalecedoras, aumentando, com isso, a auto-confiança e a motivação para que o cliente tome as atitudes corretas para o seu progresso. Estamos falando de perguntas que muitos de nós nunca chegamos a nos fazer.

 

São perguntas do tipo:

 

O que é mais importante para você?

 

Qual é o seu maior sonho?

 

Quais são suas metas para curto, médio e longo prazos?

 

O que te impede de atingir o que você deseja? Como você pode reverter essa situação?

 

Se você alcançasse a sua meta, como você se sentiria? O que veria e pensaria?

 

Quais são suas fortalezas? O que você sabe fazer de melhor?

 

Quais são suas fraquezas? O que precisa aprimorar para atingir o que procura?

 

Desafio você a se fazer essas perguntas! Reserve uns minutinhos e pense bastante a respeito dessas questões.

 

Sabendo do poder das perguntas, convido você a usar esse lema daqui por diante:

 

Faça as perguntas certas e encontre as respostas de que precisa.