© 2019 Onmental Espaço Terapêutico. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Bey Agência na plataforma WIX.com

Life Coaching: transformando vidas!

Você precisa mudar algo na sua vida para se sentir melhor, mais realizado e feliz, porém não sabe o que realmente deve mudar? Ou sabe o que deve mudar, mas não sabe como atingir o que deseja? Ou ainda, sabe o que quer mudar e o que deve fazer, mas não tem motivação suficiente para promover essa mudança?

 

É muito comum nos conformarmos com baixos padrões de desempenho ou com situações que não nos trazem s

 

Você precisa mudar algo na sua vida para se sentir melhor, mais realizado e feliz, porém não sabe o que realmente deve mudar? Ou sabe o que deve mudar, mas não sabe como atingir o que deseja? Ou ainda, sabe o que quer mudar e o que deve fazer, mas não tem motivação suficiente para promover essa mudança?

 

É muito comum nos conformarmos com baixos padrões de desempenho ou com situações que não nos trazem satisfação suficiente. Isso ocorre porque evitamos sair da nossa zona de conforto, ou seja, da situação que nós conhecemos e com a qual sabemos lidar. Somos resistentes a qualquer mudança, mesmo que ela nos traga mais felicidade. Muitos nem chegam a se questionar o que realmente querem a curto, médio e longo prazos. Quando se questionam, lidam com o que querem como se fossem sonhos, algo inatingível. Estou aqui para informar que estabelecer metas e atingi-las é extremamente possível e o life coaching pode ser uma ótima opção para isso.

 

Existem vários conceitos de life coaching. Em linhas gerais, é possível afirmar que o life coaching faz com que o indivíduo saia da situação atual para chegar na situação que deseja. É uma metodologia que permite que as pessoas realizem coisas, em qualquer esfera de suas vidas. O processo de life coaching é estruturado, sistematizado e voltado para a geração de mudanças significativas na forma como o indivíduo percebe e se relaciona consigo e com o meio, fazendo com que ele atinja níveis mais altos de autorrealização e sucesso. Isso ocorre porque as mudanças de pensamento e atitudes geradas durante o processo fazem com que o indivíduo enfrente as dificuldades com maior facilidade por adquirir uma atitude mais positiva e objetiva frente às situações.

 

Sua base teórica recebe influência de diversas áreas do conhecimento, como administração, programação neurolinguística, filosofia, educação e psicologia, em especial a psicologia positiva e a teoria cognitivo-comportamental. Baseado nessas abordagens, a concepção de homem utilizada pelo coaching é de um ser que possui capacidade para se superar, solucionar problemas e atingir níveis crescentes de performance.

 

Não estou falando de milagre! Os resultados positivos do life coaching dependem da expertise do profissional e acima de tudo  do comprometimento do cliente que deve apresentar uma atitude colaborativa durante todo o processo. Sendo assim, o profissional estimula a autonomia do cliente, de forma que este se torna responsável pelas escolhas e atitudes a serem tomadas. O principal papel do coach, por sua vez, é axuliar o cliente no estabelecimento do foco, na geração de motivação,  planejamento das ações e avaliação dessas ações para que haja um processo de melhoria contínua e a efetivação da transformação desejada.  Para que isso ocorra, o profissional deve se valer de uma postura humanizada, incentivadora e atenta.

 

O processo de life coaching permite ao cliente ter ganhos com o autoconhecimento, fazendo com que ele compreenda suas potencialidades e as crenças que estavam impedindo-o de avançar em seu desenvolvimento. Esses ganhos são uma ótima forma de adquirir perspectivas mais abrangentes sobre as situações, sendo possível vislumbrar horizontes mais distantes e otimistas.

 

O life coaching atua na saúde mental do indivíduo, melhorando a autoestima,  bem-estar e qualidade de vida. Estudo desenvolvido na Austrália com estudantes universitários confirmou esses benefícios. Depois de passarem pelo processo de life coaching, os estudantes atingiram níveis mais altos na escala de qualidade de vida e bem-estar, bem como níveis mais baixos de sintomas de ansiedade e depressão. O life coaching permite ainda um senso maior de integridade, já que ao se conhecer melhor, o indivíduo passa a tomar atitudes mais alinhadas com suas crenças e valores.

A vantagem do life coaching está também na relação custo-efetividade. É uma intervenção relativamente rápida, possui custo acessível e apresenta resultados efetivos e duradouros.  Afinal, pensando no poder transformador dessa metodologia, eu pergunto:  quanto custa a realização das suas metas de vida?

 

Apesar de ser uma metodologia relativamente nova, principalmente no Brasil, o life coaching tem se desenvolvido rapidamente frente a evidências científicas de sua efetividade. Quer saber mais sobre isso? Continue comigo em outras produções disponíveis nesse site.

 

Sucesso e até breve!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curta Este Post
Please reload

Posts Em Destaque

Life Coaching: transformando vidas!

May 30, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes