O casamento

O casamento é um relacionamento de longo prazo, intensivo e traz a possibilidade de crescimento e desenvolvimento.

Na atualidade vivemos em uma era de consumo, em que as relações intimas tomaram a proporção de efemeridade (não há tempo para investir emoções a longo prazo). Dessa forma, lidar com expectativas diante das possibilidades é um risco, logo, fazer escolhas certas para iniciar uma relação de longo prazo é algo que causa bastante controvérsia em nossa sociedade.

Um relacionamento de longo prazo tende a falhar quando as expectativas diante do outro incidem na desconstrução da imagem do casal. No início das interações intimas a novidade da descoberta leva a idealizações que são fortemente influenciadas pelo ambiente social, contudo, quando o tempo passa mais o princípio da realidade vem de encontro as problemáticas do dia a dia e as falhas surgem.

Na sociedade líquida em que vivemos, qualquer movimento de desagrado ou de quebra de expectativa pode ser um momento de “deletar” o outro, de “bloquear” a comunicação e sair em “busca” de novos territórios e novos sujeitos. Tenho observado em minha prática clínica a dificuldade das

pessoas de lidar com as vivências que um relacionamento de longo prazo pode proporcionar. Em situação de crise verifique suas expectativas diante daquilo que você criou. Falar a verdade, seja ela qual for, pode causar desagrado, mas potencializa novas formas de se comunicar e interagir.

A comunicação do casal será o ponto principal para sua realização enquanto relacionamento. Ao falar nem sempre dizemos tudo o que pensamos, seja por vergonha e outras inibições ou por necessidade de agradar o outro. A intensidade das emoções envolvidas em um investimento desse porte é uma ameaça para o consumo constante de emoções, ao ignorar as inter-relações sofremos e perdemos a oportunidade de nos tornarmos pessoas mais sabias e menos vorazes.


Marcelo Augusto Zacarias

Psicólogo

CRP 20/01298

9/6/2019

113 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 Onmental Espaço Terapêutico. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Bey Agência na plataforma WIX.com